Câmara aprova projeto lançado por Bolsonaro para policiais

Policiais militares na cidade do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1070, que trata do Habite Seguro, programa de financiamento habitacional para policiais. O projeto é listado como essencial na manutenção da relação entre o governo federal e a categoria de segurança pública. Lançado no ano passado como um aceno de Bolsonaro a policiais, o projeto acabou muito criticado pela categoria, que considerou que as regras eram muito restritivas e representavam pouco avanço em relação aos programas habitacionais já existentes.

Agora, o projeto aprovado pela Câmara atende duas das principais reivindicações: permite a migração para o Habite Seguro de financiamentos habitacionais já existentes e que profissionais negativados em cadastros de proteção ao crédito possam participar do programa.

O texto também inclui na lista de possíveis beneficiários os agentes socioeducativos, agentes de trânsito, policiais ferroviários federais, cônjuges de beneficiários, pensionistas dos profissionais de segurança, e dependentes de profissionais mortos em serviço. Profissionais portadores de deficiência devem ter prioridade no acesso ao programa.

Agora, a MP precisa ser votada pelo Senado Federal. O texto tem até 21 de fevereiro para ser aprovado sem que perca a validade.

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais