Brasil e o Chile negociam nova parceria que visa fortalecer a indústria aeronáutica e ampliar a oferta de voos internacionais entre os dois países, avançando na expansão das conexões aéreas. O anúncio foi feito após reuniões realizadas na segunda e terça-feira (5 e 6) em Santiago, no Chile, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e autoridades do setor aéreo.
Um dos principais resultados das reuniões foi a confirmação de novos voos para o Chile pela companhia aérea JetSmart. O CEO da empresa, Estuardo Ortiz, anunciou a expansão das operações da companhia, que atualmente já realiza conexão de Santiago com cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis, São Paulo e Curitiba.
Silvio Costa Filho ressaltou o papel da pasta na criação de um ambiente mais favorável ao mercado aéreo. “Conversamos com diversas companhias aéreas como forma de ampliar o transporte aéreo no nosso país. Isso vai garantir mais voos, mais concorrência e a diminuição no preço da passagem”, afirmou.
Para além de novas conexões, o ministro também trabalha juntamente ao Congresso Nacional para viabilizar linhas de crédito para empresas aéreas, com o objetivo de aumentar a concorrência e reduzir os preços das passagens. O pacote de medidas visa a nacionalização da frota e a superação dos desafios econômicos impostos pela pandemia de Covid-19.