Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional por crime contra humanidade na gestão da pandemia

Na noite de domingo (26), a Rede Sindical Brasileira UNISaúde iniciou um pedido de ação contra o presidente da República Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda.

A denúncia sustenta que a gestão da pandemia de coronavírus no Brasil pelo presidente foi irresponsável e que há indícios de que Bolsonaro cometeu crime contra a humanidade ao adotar ações “negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para mais de 80 mil mortes pela doença no país”.

As entidades filiadas à Rede Sindical representam mais de um milhão de trabalhadores da saúde, em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. “O governo Bolsonaro deveria ser considerado culpado por sua insensível atuação frente à pandemia e por recusar-se a proteger os trabalhadores da saúde do Brasil assim como a população brasileira, à qual ele prometeu defender quando se tornou presidente”, afirmou Marcio Monzane, secretário regional da UNI Americas.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais