O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a reestruturação de carreiras e o reajuste salarial dos servidores será realidade em 2023. Também fez sinalização aos produtores rurais ao comemorar a redução de multas dos órgãos ambientais e a ampliação do porte e posse de armas de fogo. As falas foram feitas em evento que reuniu cerca de 500 prefeitos em Brasília, na noite de quarta-feira (17).
“Diminuímos em quase 90% a quantidade de multas no campo. Não eram necessárias, existia uma indústria em cima disso. O produtor rural passou a não se preocupar tanto com a visita do Ibama e ICMBio. O campo foi ajudado bastante também na questão de armas. A propriedade privada é sagrada, não pode ser invadida. Facilitamos a concessão de porte e posse de armas de fogo e a violência caiu no brasil, então é uma política que deu certo no campo e na cidade também”, declarou.
Bolsonaro citou os esforços para tornar o Brasil um país autossuficiente em fertilizantes, momento em que defendeu a exploração de reservas ambientais e indígenas para extração de minérios para produção do insumo.
O chefe do Planalto prometeu ainda manter zerados os impostos federais incidentes sobre os combustíveis no próximo ano, além de tornar fixo o valor de R$600 do Auxílio Brasil, repasse que hoje é em caráter emergencial até o final deste ano.