BC anuncia regras para o PIX Automático

Banco Central promete reduzir inadimplência com o Pix Automático - Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou, na quinta-feira (7), as normas do Pix Automático, estabelecendo procedimentos e regulamentações para a nova função.

O Pix Automático facilitará pagamentos recorrentes, como contas de serviços e mensalidades, funcionando como um débito automático.

Leia também! Banco Central mostra queda nos juros para o crédito rotativo

As instituições participantes do Pix são obrigadas a oferecer o serviço aos usuários, com a implementação prevista para 28 de outubro de 2024.

Banco Central busca avançar na digitalização e intergração de transações bancárias. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O descumprimento desta obrigação resultará em multas diárias, limitadas a 60 dias, para os participantes que não aderirem.

O Banco Central definiu as regras do Pix Automático, incluindo autorização prévia, cancelamento, rejeição e liquidação de transações, funcionalidades para usuários pagadores e recebedores, regras de devolução e responsabilidade por erros, e limites diários de transações. A oferta será obrigatória para clientes pessoas físicas, opcional para empresas.

Leia também! Criptomoedas: Banco Central será responsável por regular o setor

No Pix Automático do BC, pessoas físicas não pagarão tarifas, enquanto pessoas jurídicas podem ser cobradas, com tarifas negociadas pelas instituições financeiras.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais