A pesquisa divulgada, nessa quarta-feira (6), pelo instituto IPEC aponta que a avaliação positiva (ótimo/bom) do governo Lula (PT) cresceu três pontos percentuais em relação a junho, chegando aos 40%. O índice regular ficou estável em 32% no mesmo período. E a avaliação negativa (ruim/péssimo) caiu três pontos, atingindo 25%. A margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o IPEC, 56% dos entrevistados aprovam a maneira de Lula governar. O índice é três pontos maior que o registrado em junho. A desaprovação, por outro lado, oscilou um ponto para baixo, e registra 39%.
Ao que tudo indica, a melhora na popularidade do presidente está ligada ao cenário econômico. De acordo com o IPEC, 42% dos entrevistados afirmaram que a situação econômica do país está melhor que há seis meses. 29% entendem que a situação é pior. E 27% entendem que está igual.
Também há um otimismo em relação ao futuro: 51% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do Brasil estará melhor. 27% entendem que estará pior. E 18% apostam que ficará igual.