Assembleia de Roraima acata impeachment do governador Denarium

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), anunciou nessa terça-feira (2) que acatou o pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium (Progressistas) por crime de responsabilidade. O pedido inclui acusações de abuso de poder político e econômico, desvio de recursos públicos, nepotismo, superfaturamento de contratos e gestão inadequada de programas sociais.

Impeachment do governador de Roraima é aceito pela ALE-RR – Foto: Agência Brasil/Arquivo

“Não há dúvida de que as acusações formuladas pelos denunciantes são gravíssimas. Há, portanto, justa causa para o recebimento dessas denúncias. E também há indícios de autoria, considerando a responsabilidade do governador apresentada nos autos”, declarou Soldado Sampaio.

A ALE-RR publicou no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3) o edital de convocação para apresentação dos nomes dos parlamentares que comporão a Comissão Especial, que terá até 72 horas para ser formada. Dessa forma, o governador terá o direito à ampla defesa e contraditório no prazo de 10 sessões.

Motivos para o impeachment

Denarium está sob investigação por diversos gastos durante seu governo, incluindo a transferência de R$ 69,8 milhões a 12 municípios de Roraima. Além disso, acusam Denarium de desviar R$ 17 milhões para a 42ª Exposição-Feira Agropecuária, que contou com um show do cantor Wesley Safadão e homenageou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O evento ocorreu em um período de corte de despesas públicas decretado pelo próprio governador em 30 de outubro de 2023.

O Tribunal Regional Eleitoral também cassou Denarium em 14 de agosto por distribuir cestas básicas durante o período eleitoral de 2022. Eles analisarão os embargos da cassação em 21 de novembro. Até o fechamento dessa matéria, o governador não se pronunciou sobre o caso.

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais