Aos 89 anos, morre o cientista político Vamireh Chacon

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O cientista político, advogado, jurista, pesquisador, professor e escritor Vamireh Chacon faleceu, aos 89 anos, na última quarta-feira (20). O professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) ganhou o prêmio Machado de Assis em 2014, principal condecoração literária oferecida pela Academia Brasileira de Letras (ABL) considerando o conjunto de obras de escritores brasileiros.

Ao longo da carreira, Chacon orientou diversos projetos no Instituto de Ciência Política (IPol) da UnB. Um de seus alunos no curso de mestrado em Ciência Política, o presidente da Arko Advice, Murillo de Aragão, lamenta a perda.

Vamireh destacava-se pela cultura enciclopédica e capacidade argumentativa. Na Arko Advice tivemos a honra de publicar Globalização e Estados Transacionais, em 2002, onde Vamireh demonstrava sua imensa capacidade analítica”, comentou.

Natural de Recife, o escritor conquistou notoriedade com textos detalhistas em obras e ensaios sobre a revolução pernambucana, a identidade nacional e a história brasileira. Autor de 30 livros, entre eles História das Ideias Socialistas no Brasil, História dos Partidos Brasileiros e Gilberto Freyre – Uma Biografia Intelectual, Chacon também tratou do futuro político da lusofonia, do código civil e das relações internacionais entre países no século 21.

Leia mais! STF forma maioria pela rejeição do Marco Temporal 

Em nota de pesar, o Instituto de Ciência Política (IPol) da UnB classificou seus trabalhos como uma “referência insubstituível em sua área de atuação, os estudos políticos brasileiros”. Ainda, acrescentaram que Chacon “sempre foi uma figura notável, deixando uma marca profunda e inesquecível. Sua contribuição para a formação e desenvolvimento de diversas gerações de cientistas políticos/as é um legado que perdurará na história do IPOL”.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais