Lira lamenta morte do ex-deputado e ex-senador Francisco Dornelles

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Francisco Dornelles em foto de 2013

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lamentou a morte do ex-deputado federal e ex-senador Francisco Dornelles. Ele estava internado em um hospital do Rio de Janeiro e morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos.

“Hoje o PP perdeu o seu presidente de honra, o ex-deputado federal, ex-senador, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles. Ex-presidente do partido, ao longo de sua trajetória política Dornelles é referência política nacional e um exemplo de homem que fazia a Política maior. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse Lira, em postagem divulgada nas redes sociais.

Francisco Dornelles foi deputado federal por cinco legislaturas pelo Rio de Janeiro e também deputado constituinte. Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Finanças e Tributação e titular das comissões de Minas e Energia; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Foi senador entre 2007 e 2015. Também foi secretário da Receita Federal de 1979 a 1985 (governo João Figueiredo); ministro da Fazenda em 1985 (governo Sarney); ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo entre 1996 e 1998 (governo FHC); e ministro do Trabalho e Emprego entre 1999 e 2002 (governo FHC).

Em 2016, era vice-governador do Rio de Janeiro e assumiu o governo de forma interina devido ao afastamento por razões de saúde do então governador Luiz Fernando Pezão.

Área de Finanças
Dornelles nasceu em Belo Horizonte em 1935. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também pela UFRJ, concluiu mestrado em Direito Financeiro e doutorado na mesma área. Estudou Finanças Públicas na Universidade de Nancy (França) e Tributação Internacional na Universidade de Harvard (EUA).

Na área acadêmica, entre outras funções, foi coordenador e professor dos cursos de Política Fiscal, de Auditoria Tributária e de Dupla Tributação Internacional da Renda da Escola Interamericana de Administração Pública (EIAP) da Fundação Getulio Vargas (FGV) entre 1967 e 1981.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/990309-lira-lamenta-morte-do-ex-deputado-e-ex-senador-francisco-dornelles/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais