Ex-deputado federal Chico Ferramenta morre aos 64 anos

O ex-deputado federal Chico Ferramenta (PT-MG) morreu nesta terça-feira (4), aos 64 anos. Ex-prefeito de Ipatinga (MG), ele estava internado em decorrência de problemas respiratórios e renais desde 22 de junho em um hospital do município mineiro.

Divulgação/Câmara dos Deputados
 Chico Ferramenta no período em que foi deputado federal

Francisco Carlos Delfino, conhecido como Chico Ferramenta, foi deputado federal de 1995 a 1997, quando renunciou para assumir a prefeitura de Ipatinga. Na Câmara dos Deputados, ele foi titular da Comissão de Minas e Energia.

Ele ainda governou o município de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. Foi também deputado estadual em Minas Gerais de 1987 a 1988, sendo líder da bancada petista na Assembleia Legislativa.

Profissional técnico e metalúrgico, Chico Ferramenta foi líder sindical dos empregados da siderúrgica Usiminas nos anos 1980 e presidente regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Vale do Aço em 1986. Era casado com a também ex-prefeita de Ipatinga e atual vereadora, Cecília Ferramenta (PT).

Nota de pesar
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota de pesar pela morte do ex-parlamentar. “Chico Ferramenta foi um grande líder sindical, prefeito de Ipatinga, deputado estadual e federal de Minas Gerais. Mas, antes de tudo, um exemplo de dedicação de uma vida ao povo brasileiro”, diz trecho da nota. “Sua trajetória é um exemplo de força de vontade por um mundo mais justo e igualitário.”

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/977371-ex-deputado-federal-chico-ferramenta-morre-aos-64-anos/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais