Comissão de Direitos Humanos debate a incidência da psicopatia na esfera política

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Couto: “Como os transtornos da personalidade antissocial se manifestam na política?”

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial realiza nesta quinta-feira (4) audiência pública sobre a “incidência da psicopatia na esfera política”. O debate será realizado no plenário 9, às 10 horas.

O deputado Luiz Couto (PT-PB), que pediu a audiência, disse que a complexidade da esfera política exige que ela seja estudada de várias perspectivas.

“O tema da psicopatia, alvo de crescente interesse da psiquiatria e da população em geral, articula algumas das principais questões a considerar nessa área. Como os transtornos da personalidade antissocial se manifestam na esfera criminal e na esfera política? Há relação entre o que acontece nas duas esferas? É preciso tomar medidas para afastar da política pessoas com transtornos desse tipo? Não haveria o risco de limitar o funcionamento da democracia (e do próprio Estado de direito) se essas medidas fossem tomadas?”, observou Luiz Couto.

Foram convidados para o debate a médica psiquiatra e autora do livro “Mentes Perigosas”, Ana Beatriz Barbosa Silva; e o coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da Associação Brasileira de Psiquiatria, Alexandre Martins Valença.

Saiba mais sobre a audiência pública.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/957462-comissao-de-direitos-humanos-debate-a-incidencia-da-psicopatia-na-esfera-politica/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais