Comissão de Fiscalização Financeira ouvirá quatro ministros em abril e maio

Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Justiça, Flávio Dino, será ouvido em mais de uma comissão

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai realizar, nos meses de abril e maio, quatro audiências públicas para ouvir esclarecimentos de ministros do governo Lula. As datas das reuniões são as seguintes:

  • 11 de abril: Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública (em conjunto com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado);
  • 18 de abril: Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária;
  • 26 de abril: Carlos Lupi, ministro da Previdência Social; e
  • 4 de maio: Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Acordo
O calendário das reuniões foi proposto pela liderança do governo na Câmara, após firmar acordo no colegiado com líderes de partidos de oposição. O acordo previa o compromisso do governo de definir previamente as datas das audiências e, em contrapartida, a intenção da oposição de transformar os requerimentos de convocação em convites, evitando que os ministros fossem obrigados a comparecer às reuniões em data definida pelo colegiado.

Esclarecimentos
Alvo do maior número de pedidos de esclarecimentos, Flávio Dino deverá ser questionado sobre a ida ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Os requerimentos nesse sentido foram apresentados pelos deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Junio Amaral (PL-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES).

Dino deverá tratar desse e de outros assuntos, como o registro e a compra de armas de fogo no País, já na próxima terça-feira (28), em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Também convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Carlos Lupi, da Previdência Social, deverá falar sobre os descontos na folha de pagamento dos aposentados em benefício de entidades sindicais. O requerimento foi apresentado pelo deputado Evair Vieira de Melo.

O deputado é também autor dos requerimentos para a vinda de Carlos Fávaro, da Agricultura, para falar sobre denúncias de invasões de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e de Marina Silva, do Meio Ambiente, para falar sobre os números do desmatamento na Amazônia em 2023.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/948079-comissao-de-fiscalizacao-financeira-ouvira-quatro-ministros-em-abril-e-maio/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais