Bruno Ganem quer levar projetos de transparência para estados e municípios

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Bruno Ganem propõe capacitar multiplicadores para atuarem nos estados

A Secretaria de Transparência da Câmara está sob novo comando. O deputado Bruno Ganem (PODE-SP) foi designado para o cargo pelo presidente Arthur Lira (PP-AL). Ganem quer levar projetos desenvolvidos na Câmara para estados e municípios. “A gente vai criar multiplicadores, fazer contato com as secretarias estaduais e municipais, utilizar uma forma de capacitar os parlamentares e a equipe dos parlamentares pra que possam levar esse projeto para seus estados, sem gerar qualquer tipo de custo para a Casa”, afirmou.

Entre os projetos desenvolvidos pelo órgão, está o “Cidadão que Vê” – em que oficinas são realizadas buscando fomentar a cultura da transparência, promover ações de controle social e ampliar o diálogo entre o parlamento e a sociedade. Na versão “Câmara Municipais”, o projeto busca a troca de conhecimento relativo ao tema transparência com outras casas legislativas. Na versão “Escolas”, são realizadas oficinas em colégios. E o projeto “Cidadão que Vê, Pergunta” ouviu perguntas da sociedade em oficinas virtuais sobre transparência e participação popular, entre outros assuntos.

A secretaria supervisiona o cumprimento, pela Câmara, da Lei de Acesso à Informação; avalia a aplicação da legislação sobre transparência, acesso à informação e ao controle social da administração pública e propõe medidas para aprimorar esse arcabouço legal; e realiza estudos e pesquisas sobre o uso da tecnologia da informação e do controle social da administração pública.

Propostas
Ganem também acredita que há espaço para que a secretaria apoie mudanças legislativas na área.

Atualmente, 22 propostas estão marcadas na página da secretaria na internet para acompanhamento. Entre elas, a que proíbe classificar como informação sigilosa os valores e a destinação dada aos recursos públicos usados no enfrentamento de pandemia (PL 2543/20), e a que trata de transparência no processo de pagamento do auxílio emergencial pago por causa da emergência de saúde pública causada pelo coronavírus (PL 2449/20).

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/947936-bruno-ganem-quer-levar-projetos-de-transparencia-para-estados-e-municipios/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais