Rosa Weber afirma que ataques fortaleceram harmonia entre os Poderes

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quinta-feira (2), durante a abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, que os ataques às instalações dos três Poderes da República, no dia 8 de janeiro, não foram capazes de abalar a democracia no País.

“O vilipêndio às instalações dos três pilares da democracia brasileira, longe de enfraquecer nossa democracia constitucional, veio a conferir, graças à solidariedade imediata de todos, maior intensidade ao convívio, necessariamente harmonioso, exigência do próprio texto constitucional, entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro”, afirmou a ministra.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Rosa Weber entre os presidentes do Senado e da Câmara

Relembrando a cerimônia de abertura do ano judiciário, nesta terça-feira (1º), Rosa Weber destacou que a manutenção dos trabalhos institucionais do Supremo segue inabalada, mesmo após os ataques de golpistas que depredaram o Plenário, obras de arte e parte da estrutura e do mobiliário do prédio.

“A manutenção dos trabalhos institucionais, apesar da agressão desprezível de 8 de janeiro, é a resposta fundamental que se impunha, sem qualquer hesitação, aos atos de violência contra as instituições democráticas”, acrescentou.

A ministra afirmou ainda que, paralelamente ao funcionamento institucional, o Supremo adotará medidas para reparar os danos causados ao patrimônio público e para promover a responsabilização dos culpados.

Por fim, Rosa Weber desejou, em nome do Poder Judiciário, que a atividade desenvolvida no parlamento seja feita em prol da construção de uma sociedade livre, desenvolvida, justa, solidária, fraterna, inclusiva e igualitária,“como orienta a Constituição.”

Durante a solenidade, a ministra entregou ao Congresso o relatório das atividades do STF e do Conselho Nacional de Justiça no ano de 2022.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/936906-rosa-weber-afirma-que-ataques-fortaleceram-harmonia-entre-os-poderes/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais