Morre o ex-deputado e ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho

Acervo Museu Ferroviário Regional de Bauru
Ex-deputado Luiz Antônio Fleury Filho

Morreu na terça-feira (15), aos 73 anos, o ex-deputado federal e ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho. A causa da morte ainda não foi divulgada. Nascido em São José do Rio Preto (SP), Fleury foi promotor de Justiça, secretário da Segurança Pública, governador de São Paulo de 1991 a 1994 e deputado federal por dois mandatos (1999 a 2007).

Fleury chegou ao governo de São Paulo após receber o apoio de seu antecessor e padrinho político, Orestes Quércia, do qual tinha sido secretário da Segurança Pública. Ambos eram do MDB. Em nota, a direção nacional do partido lamentou a morte do ex-governador.

“Lamentamos a morte de Luiz Antônio Fleury Filho, que foi governador de São Paulo entre 1991 e 1994. Foi deputado, promotor Justiça e professor. Filiado ao MDB-SP, ele era membro da Executiva Estadual. Nossas condolências a familiares e amigos”, afirmou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do MDB.

A gestão de Fleury foi marcada pelo chamado “massacre do Carandiru”, episódio no qual 111 presos foram mortos após a invasão da Polícia Militar ao complexo penitenciário na zona norte de São Paulo. Sobre o caso, Fleury disse, em entrevista à Folha de S. Paulo, que ficou provado na Justiça que não houve, de sua parte, “qualquer ordem para matar”.

Na Câmara, Fleury foi ouvidor-geral (2001-2003), procurador parlamentar (2003) e presidiu as comissões de Defesa do Consumidor e de Energia.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/919948-morre-o-ex-deputado-e-ex-governador-luiz-antonio-fleury-filho/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais