Câmara escolhe finalistas do prêmio Carlota Pereira de Queirós

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Tereza Nelma, procuradora da mulher

Em audiência pública nesta quarta-feira (9), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara definiu as cinco finalistas do Diploma Carlota Pereira de Queirós de 2022.

A premiação, criada em 2003, contempla mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e em questões do gênero no Brasil.

Neste ano, foram selecionadas para receber o prêmio a representante do Carmin Feminismo Jurídico, Elaine Pimentel; a representante da Rede Nacional Feminista de Mulheres, Muna Zeyn; a primeira comandante mulher do 14ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Barcarena, no Pará, Simone Franceska; a presidente do Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, Dalva Paes da Silva; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Erica Veras.

A procuradora da mulher, deputada Tereza Nelma (PSD-AL), anunciou as escolhidas lembrando que as 11 finalistas receberão certificado de participação no prêmio. Ela comunicou que a sessão solene de outorga do Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós edição 2022 será realizada no dia 5 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

Tereza Nelma lembrou que a premiação faz parte da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que é realizado pela Câmara desde 2013.

Carlota Pereira de Queirós nasceu na cidade de São Paulo em 1892. Médica, escritora, pedagoga e política, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/918562-camara-escolhe-finalistas-do-premio-carlota-pereira-de-queiros/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais