Senado estuda plebiscito sobre dividir Pará e criar Estado do Tapajós

Senador Plínio Valério. Foto: Robervaldo Rocha/CMM

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado analisa um projeto de Decreto Legislativo (PDL) para que a população do Pará seja consultada sobre o desmembramento do estado em dois. A ideia é que seja criado o Estado do Tapajós. O relator da proposta, senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou parecer favorável à realização da consulta. A proposta foi apresentada em 2019 pelo então senador Siqueira Campos (DEM-TO).

Se o novo estado fosse criado, o Tapajós teria 43,15% do atual território do estado do Pará, em sua porção oeste, totalizando 538,049 mil quilômetros quadrados. Esse trecho abrangeria 23 municípios, que totalizam 2 milhões de habitantes. O produto interno bruto (PIB) estimado da região é de R$ 18 bilhões, segundo dados de 2018. O estado teria 8 deputados federais e 24 estaduais.

Segundo o relator, o movimento de emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos. O senador apontou que a região conta com importante produção de cacau, além de minérios, mas a “pujança” econômica não é revertida em serviços públicos para a população.

Não seria a primeira vez que a criação do Tapajós seria tema de um plebiscito. Em 2011 foi feita uma consulta em que maior parte da população optou por manter o estado unido. Agora, na segunda tentativa, foram retirados municípios em que uma grande parcela da população foi contra a divisão: ltamira, Porto de Moz, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu.

A proposta seria votada na CCJ na quarta-feira (17), mas a análise foi adiada por meio de um pedido de vista.

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais