Apesar da polêmica operação policial realizada na Cracolândia, que gerou uma repercussão negativa nos meios de comunicação, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), preserva elevada popularidade.
Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, mais de 40% dos paulistanos avaliam Doria positivamente. Embora o índice negativo (ruim/péssimo) tenha crescido sete pontos percentuais na comparação com fevereiro, o percentual está dentro dos 30% do eleitorado que historicamente se alinha à esquerda na cidade.
Sobre a operação policial na Cracolândia para combater o tráfico de drogas, 59% afirmaram ser favoráveis a ação como ela foi realizada. Outros 34% são contrários. Mesmo com a cobertura crítica realizada pelos principais veículos de comunicação, a opinião pública paulistana respaldou a decisão de Doria.
Outra questão interessante trazida pelo Datafolha é que embora 53% dos entrevistados digam que nos primeiros cinco meses de gestão, João Doria “fez menos que o esperado” pela cidade, enquanto apenas 18% dizem que ele “fez mais que o esperado”, a imagem do prefeito não foi abalada.
Doria perde terreno entre os paulistanos de baixa renda
Porém, o Datafolha também trouxe alguns sinais de alerta para João Doria. Quando observamos a avaliação do prefeito pela variável renda, constata-se que Doria está perdendo terreno entre os paulistanos de baixa renda (até dois salários mínimos). Nesse segmento, já ocorre um empate técnico entre as avaliações positiva (ótimo/bom) e negativa (ruim/péssimo). Entre fevereiro e junho, o percentual negativo cresceu nove pontos (20% para 29%), enquanto o positivo caiu cinco (35% para 29%).
Entre os entrevistados com renda acima de dois a cinco salários mínimos, embora a maioria aprove Doria (39%), a avaliação positiva caiu oito pontos percentuais (47% para 39%). Porém, o índice negativo cresceu 12 pontos percentuais (9% para 21%) nos últimos cinco meses.
Na faixa de renda de cinco a dez salários mínimos, João Doria ampliou o índice ótimo/bom em cinco pontos (52% para 57%) entre fevereiro e junho. Porém, assim como verificamos em outras faixas de renda, a avaliação ruim/péssima cresceu nove pontos (10% para 19%).
Mesmo entre os paulistanos em que João Doria ostenta maior aprovação (população com renda acima de 10 salários mínimos), o índice positivo caiu quatro pontos (66% para 62%) nos últimos cinco meses. A diferença em relação as demais faixas de renda é que, nesse segmento, a avaliação negativa oscilou positivamente (10% para 12%) dentro da margem de erro (dois pontos percentuais para mais ou para menos).
Embora Doria lidere nas cinco regiões de São Paulo, o prefeito está perdendo importantes pontos em todas elas, principalmente nos redutos de menor poder aquisitivo (zonas Norte e Leste).
Doria tem mais aprovação na zona Oeste; menor índice é na zona Leste
Na região central da capital paulista, a avaliação positiva caiu cinco pontos percentuais (52% para 47%) entre fevereiro e junho. Por outro lado, o índice negativo cresceu dez pontos (12% para 22%), embora tenha se estabilizado na comparação entre as pesquisas de abril e junho.
Na zona Norte, entre fevereiro e junho, o percentual ótimo/bom de João Doria oscilou negativamente (44% para 42%) dentro da margem de erro. Porém, entre abril e junho, o índice baixou quatro pontos (46% para 42%). Apesar do percentual ruim/péssimo ter oscilado um ponto para cima (21% para 22%) nos dois últimos meses, essa avaliação cresceu doze pontos (10% para 22%) entre fevereiro e junho.
Na zona Sul, o índice positivo oscilou negativamente (42% para 40%) dentro da margem de erro entre fevereiro e junho. Porém, a avaliação negativa aumentou nove pontos (13% para 22%) nos últimos cinco meses.
Na zona Leste, o índice ótimo/bom ficou estável entre abril e junho (37%). No entanto, na comparação com fevereiro, o índice caiu cinco pontos (42% para 37%). Nessa região, que foi considerada durante muito anos o reduto eleitoral do PT, subiu nove pontos (16% para 25%) o índice ruim/péssimo de Doria nos últimos cinco meses.
João Doria segue com seu melhor desempenho na zona Oeste, onde sua avaliação positiva é de 55%, quatro pontos percentuais a mais que o registro em fevereiro (51%). Já o índice ruim/péssimo é o mesmo de cinco meses atrás (11%).
Estratégia de Marketing
Apesar dos pontos perdidos entre a população de menor renda e habitante da periferia de São Paulo, o resultado da pesquisa Datafolha foi positivo para João Doria. O prefeito, que tem se mostrado um administrador bastante atuante, consegue, através de sua eficiente estratégia de marketing, se dissociar da imagem de político tradicional, e ganhar pontos importantes junto à opinião pública.
Por outro lado, a perda de pontos junto a população mais carente pode ser explicada pela dependência que esse segmento possui em relação a ação do poder público. Como a crise financeira impõe limitações aos prefeitos, Doria enfrenta obstáculos para avançar em determinadas ações para além do marketing governamental, sobretudo nas periferias.