Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo de uma operação da Polícia Federal, nesta quarta-feira (19), que investiga a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa. A Operação Akuanduba visa apurar crimes contra a administração pública praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. A sede da pasta e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, também são alvos da PF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Ricardo Salles, o afastamento preventivo de Eduardo Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança nas pastas.

Além disso, Moraes indicou a suspensão imediata de um despacho emitido em fevereiro de 2020, permitindo a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações da Operação Akuanduba iniciaram em janeiro, a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais