Ministro Marcos Pontes debate participação brasileira na OCDE com Secretário-Geral Adjunto

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou uma reunião bilateral com representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na quinta-feira (5) na cidade de Trieste, Itália, em programação paralela à Reunião Ministerial do G20 sobre Economia Digital.

Durante o encontro, que integra a agenda da missão internacional do ministro à Itália, Áustria e Suíça, os representantes do MCTI se reuniram com o Secretário-Geral Adjunto da OCDE, Ulrik Vestergaad Knudsen, responsável pelas temáticas de ciência, tecnologia e inovações na organização.

O Brasil atualmente apresenta o status de parceiro-chave perante à OCDE e também pleiteia a sua adesão como membro da organização. A parceria entre o Brasil e a OCDE engloba o intercâmbio de conhecimento entre governos, iniciativa privada, academia e sociedade civil. Uma série de iniciativas do MCTI que colabora para a efetivação da participação do país no grupo foram apresentadas ao Secretário-Geral Adjunto pelo ministro Marcos Pontes.

Pontes destacou o empenho brasileiro na construção e revisão de recomendação da OCDE para o ecossistema da Ciência, Tecnologia e Inovações no país. O ministro ressaltou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (e-Digital), que objetiva a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo a partir das tecnologias digitais. A Indústria 4.0, inteligência artificial, Agro 4.0, cidades inteligentes e Saúde 4.0 estão entre os assuntos também tratados na conversa.

O MCTI participa ativamente na OCDE por meio do Comitê de Políticas Cientificas e Tecnológicas (CSTP) e do Comitê de Políticas de Economia Digital (CDEP), no qual a representação brasileira é efetuada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do ministério (SEMPI/MCTI). O Diretor Adjunto da Diretoria de Governança Pública, Janos Bertok e a Chefe da Unidade de Sherpas da OCDE, Nejla Saula, também estiveram fizeram parte da delegação da OCDE presente na reunião bilateral.

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris, França, é um organismo internacional fundado em 1961 e formado por 37 países que atuam conjuntamente para compartilhar experiências e encontrar soluções para problemas compartilhados por meio da formulação de políticas públicas em diversas áreas, entre elas: economia, trabalho, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente e comércio.

A adesão do Brasil como membro da organização poderá levar a novas parcerias comerciais e acordos de cooperação exclusivos.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais