Minas criará a primeira ferrovia “shortline” no país

Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

O PLS nº 261/18, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), encontra-se travado no Senado sem data para entrar na pauta de votação. E ainda terá de tramitar na Câmara antes de se tornar lei. O projeto estabelece o regime de autorização para ferrovias no país, em contraposição ao modelo de concessão que vigorou até o momento.

Enquanto isso, Minas caminha para inaugurar o novo sistema no estado. A ideia de implantar o primeiro trecho ferroviário do país administrado no modelo de autorização avançou depois que a Assembleia Legislativa estadual deu aval. E o governador Romeu Zema (Novo) assinou decreto na semana passada permitindo a operação de ferrovias por esse modelo.

Levantamento feito pelo governo mineiro apontou 19 projetos que, potencialmente, poderiam ser operados no modelo de autorização, com investimentos estimados em R$ 26,7 bilhões. Num primeiro momento, foi selecionado um trecho de 130 quilômetros no sul, entre Lavras e Varginha, parte da concessão explorada pela VLI.

A empresa abandonou a operação no trecho e, no lugar de pagar multa à União, propôs à ANTT revitalizar o percurso e deixá-lo pronto para o governo mineiro repassá-lo, em formato de autorização, a um novo operador. Caso se confirme, será a primeira “shortline” do Brasil.

O sistema de “shortline”, adotado, por exemplo, nos Estados Unidos, consiste em ferrovias de curta distância usadas no transporte de carga. O PLS nº 261/18, que se encontra à espera de votação no Senado, abre essa possibilidade em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

A estimativa é que sejam aplicados R$ 140 milhões na reforma da linha no sul de Minas. “Conseguimos negociar com a VLI para que faça a renovação, porque a empresa tem de devolver o trecho renovado ou pagar a multa”, disse o secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Fernando Marcato.

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais