Lula reage às mudanças do Congresso em ministérios, dizendo que “agora começou o jogo”

Após o Congresso esvaziar ministérios estratégicos para seu terceiro mandato e abrir crise que expõe a fragilidade do governo no Parlamento, o Palácio do Planalto anunciou que Lula vai vetar a proposta que abre margem para aumento do desmatamento.

O presidente convocou uma reunião para hoje com as ministras das pastas atingidas: Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). Lula minimizou as mudanças feitas pelo Congresso na estrutura dos ministérios. Em evento com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ontem, Lula disse o episódio de esvaziamento dos dois ministérios foi a “coisa mais normal”.

Afirmou que agora “começou o jogo” e o governo vai buscar o diálogo com os deputados. “Vamos jogar, conversar com o Congresso e fazer a governança daquilo que precisamos fazer”. Auxiliares do presidente disseram que Lula fará um afago às ministras ao dizer que os temas de suas pastas são valorizados e vai enfatizar que ambas têm o seu respaldo.

O Planalto ainda vê possibilidade de alterar em plenário alguns pontos da MP que trata da reestruturação dos ministérios, mas sabe que a margem de negociação é pequena. A própria possibilidade de veto do presidente também está descartada, por falta de poder de barganha. O Congresso pode derrubar vetos do presidente da República.

De sua parte, a ministra Marina Silva afirmou que tentará reverter a desidratação imposta pelo Congresso à pasta do Meio Ambiente, mas admitiu que o momento é difícil. “Não está sendo uma situação fácil de manejar, porque o governo não tem maioria dentro do Congresso”, disse.

Na posse do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, Marina disse que o Congresso impõe ao governo uma contradição, já que, no seu entendimento, o Executivo prioriza a área ambiental, enquanto o Legislativo trabalhou para desmontar essa política.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais