Governo encaminha ao Congresso plano de socorro a estados em crise

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), encaminhou, nesta terça-feira (4), ao Congresso Nacional, o projeto de lei complementar que promove o Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) dos estados. Conhecido como Plano Mansueto, este tem sido um dos principais requerimentos dos governadores ao chefe do Executivo.

O despacho foi publicado pelo Diário Oficial da União (DOU), na sessão de mensagens da presidência. Porém, o texto registra apenas o encaminhamento, não o teor do projeto.

Apesar de o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, ter afirmado nessa segunda-feira (3) que a proposta só seria encaminhada ao Congresso na próxima semana, Bolsonaro antecipou em busca de apoio e colaboração dos parlamentares.

Mansueto foi a inspiração do ministro da Economia, Paulo Guedes, ao batizar o projeto que tem como objetivo aliviar as contas dos governadores em R$ 40 bilhões em quatro anos. Além disso, o programa vai garantir crédito aos estados para manutenção dos principais projetos.

Apesar do encaminhamento, a proposta final ainda não foi anunciada pelo Executivo e não se sabe se as demandas dos governadores foram atendidas pelo presidente.

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais