O ex-ministro da Justiça, André Mendonça, se reuniu nesta quinta-feira (2/12) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para marcar a data de posse para o cargo de ministro da Casa.
Mendonça foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para ocupar o lugar que era do ex-ministro Marco Aurélio Mello. A ideia de Fux é marcar a cerimônia para o dia 16 de dezembro, um dia antes da última sessão para o recesso de final de ano. Além disso, não haveria tempo hábil para organizar uma solenidade para a próxima semana.
A decisão sobre o formato da cerimônia, se será presencial ou híbrida, caberá a Mendonça. O outro indicado por Bolsonaro, o ministro Nunes Marques, tomou posse em novembro de 2020 em cerimônia semipresencial.
Mendonça, foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (1/12), depois de 8 horas de sabatina. A votação no Plenário da Casa, consagrou a escolha do novo ministro por 47 votos a favor e 32 contra. Agora, ao assumir a vaga, pode ficar até 27 anos no STF.