Nesta terça-feira (21), o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, defendeu o compromisso do país na COP 28. “A indústria brasileira tem capacidade para promover a descarbonização do mundo”, completou.
A fala ocorreu no painel “Transição energética e desenvolvimento sustentável”, do Fórum de Brasília, evento promovido pela Arko. Ainda, na ocasião, ele informou a agenda do ministro da pasta na COP 28.
Leia também! Câmara promove seminário sobre internet no Brasil
Durante a convenção, o Brasil “reafirmará o compromisso cristalino com a transição energética, inclusive com a mineração sustentável”. Além disso divulgará sua carteira dos projetos e dos compromissos políticos com essa temática.
Lula na COP 28
O presidente Lula apresentará dados da redução do desmatamento na Amazônia Legal. Conforme a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, informou a participação de Lula será em dezembro. A COP 28 reunirá 140 chefes de Estado e de governo.
“É importante dizer que Lula foi à COP 27, há um ano, e se comprometeu com resultados concretos. Além disso a gente está conseguindo entregar e recuperar uma trajetória que vinha sendo reconhecida com sucesso no Brasil e fora do Brasil”, completou.
A COP28 reúne anualmente os países signatários da Convenção do Clima da ONU. Assim o encontro ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 12 dezembros, em Dubai, nos Emirados Árabes.