Capitais: DEM, PSDB e MDB devem eleger mais prefeitos – Análise Arko

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Projeção realizada pela Arko Advice aponta que DEM, PSDB e MDB devem eleger o maior número de prefeitos nas capitais (ver tabela abaixo).

Partidos Prefeitos eleitos em 1º turno Projeção total de prefeitos eleitos
PSDB 2 4
DEM 3 4
MDB 4
PSD 2 2
PDT 2
Podemos 2
PP 2
PSB 1
PSOL 1
Republicanos 1
Avante 1
PT 1

No próximo domingo (29), haverá segundo turno em 18 capitais. O partido que mais deve eleger prefeitos no segundo turno é o MDB. A legenda deve conquistar Boa Vista, Porto Alegre, Teresina e Goiânia.

O PSDB deve conquistar São Paulo e Porto Velho. O PP é o favorito em Rio Branco e João Pessoa. O PDT tende a vencer em Aracaju e Fortaleza. E o Podemos, em São Luís e Cuiabá.

Outros seis partidos devem conquistar uma capital cada: PSOL (Belém); Avante (Manaus); PSB (Maceió); PT (Recife); DEM (Rio de Janeiro); e Republicanos (Vitória).

Saiba mais:

Juntos, PSDB, DEM e MDB controlarão 12 das 26 capitais, o que tende a fortalecer a aliança entre esses partidos tendo em vista a construção de uma força de centro alternativa à polarização bolsonarismo x lulismo.

 

No campo da esquerda, mesmo com a possível vitória em Recife, o PT deve ser superado pelo PDT em número de conquista de capitais. Além disso, houve o avanço do PSOL, que chegou ao segundo turno em São Paulo.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais