Por meio do programa governamental “Saudi Vision 2030”, a Arábia Saudita tem como objetivo se tornar um dos países mais tecnologicamente avançados do mundo. Já é o maior mercado de tecnologia na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA na sigla em inglês) e até mesmo ultrapassou os EUA em um índice de maturidade regulatória digital, atribuído à suas infraestruturas digitais de ponta e ao envolvimento das partes interessadas, conforme reportado por Julienna Law da Jing Daily.
Acompanhar o ritmo digital é fundamental para se conectar com os consumidores locais, 63% dos quais têm menos de 30 anos. De acordo com o relatório “Novos Códigos de Luxo na Arábia Saudita”, publicado pelo The Future Laboratory e Together Group, 46% dos sauditas entre 18 e 34 anos usam predominantemente métodos digitais para comprar bens de luxo. Eles também estão cada vez mais interessados em jogos, Web3 e investimentos em criptomoedas.
O governo saudita está se esforçando para elevar a proporção de transações não monetárias para 70% até 2025, ante 62% em 2023, para apoiar o crescimento econômico e a diversificação. As vendas de comércio eletrônico devem atingir quase US$ 10 bilhões em 2025, ante US$ 6,25 bilhões em 2022, segundo a Euromonitor.
Um testemunho do próspero ecossistema online do reino, 74% dos compradores online devem migrar de plataformas globais para locais, afirma a empresa de consultoria Kearney. Uma das plataformas de varejo de luxo favoritas da região é a Ounass, sediada em Dubai, que oferece edições cuidadosamente selecionadas de coleções exclusivas de designers locais e internacionais, juntamente com entrega expressa para aqueles na Arábia Saudita e outros países do Golfo.
Ao mesmo tempo, o metaverso deverá contribuir com quase US$ 38 bilhões adicionais para o PIB da Arábia Saudita anualmente até 2035, segundo um estudo da Deloitte. Isso está mudando as expectativas para as experiências de compra; uma pesquisa da Chalhoub com consumidores do GCC descobriu que 89% gostariam de visualizar produtos no metaverso, enquanto 71% já estão envolvidos com experiências virtuais de marcas.
A Arábia Saudita iniciou projetos importantes de metaverso, incluindo o XVRS, uma plataforma de metaverso de cidade digital gêmea de seu projeto de cidade inteligente, Neom. Descrito como um modelo de vida urbana em realidade mista pioneiro, o XVRS permitirá que os visitantes tenham uma presença simultânea em Neom fisicamente e virtualmente, como um avatar ou holograma. O espaço oferecerá entretenimento imersivo, uma plataforma social e um mercado digital integrado para criptomoedas e NFTs.
Embora os empreendimentos do metaverso na Arábia Saudita estejam atualmente centrados em imóveis e turismo, eles apontam para um aumento do apetite por experiências inovadoras e o compromisso do reino em diversificar sua economia.