Aneel publica edital de 515 quilômetros de linhas de transmissão

Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

A Aneel publicou, no fim de maio, o edital do Leilão de Transmissão nº 01/21 para a contratação de mais de cinco lotes de linhas de transmissão, totalizando 515 quilômetros, além de subestações.

Os empreendimentos, com prazo de conclusão de 36 a 60 meses, cortarão seis estados: Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Os investimentos previstos chegam a R$ 1,3 bilhão, com a criação de 3 mil empregos diretos.

O leilão está marcado para o dia 30 deste mês. No dia 20 de maio, a agência reguladora realizou um workshop on-line com a participação de 259 interessados para esclarecimentos técnicos sobre os principais pontos do certame.

Abertura de inquérito

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, transformou o processo de licenciamento ambiental pra a construção da linha de transmissão de energia em alta tensão entre Manaus e Boa Vista em investigação policial. A seu pedido, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar lideranças indígenas e nove servidores da Funai. A alegação é de que eles estariam atuando para colocar “barreiras e entraves à aprovação” do projeto, que se arrasta há mais de uma década.

Dos 721 quilômetros previstos no traçado da rede, a ser construída na área de domínio da BR-174, 125 quilômetros cortam a terra dos Waimiri Atroari, onde vivem 2.100indígenas. Os Waimiri não são contra a obra, mas exigem que sejam consultados sobre a construção da linha e cobram medidas para reduzir seu impacto em suas terras.

 

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais