Brasil fica de fora da lista de países considerados hostis por Putin

Presidente da República, Jair Bolsonaro durante reunião com o Presidente da Federação Russa, Vladmir Putin. Foto: Oficial Kremlin

Uma lista divulgada pelo governo russo nesta segunda-feira (7), classifica 48 países como hostis. As nações indicadas na lista aplicaram alguma sanção econômica contra o Kremlin. Entre elas estão os Estados Unidos, o Reino Unido e 27 países da União Europeia.

A lista foi criada para normatizar um decreto assinado pelo presidente russo, Vladimir Putin, no último sábado (5). Nele estão definidos os critérios de relações comerciais com outros paíse​s, enquanto durar o conflito na Ucrânia.

São considerados hostis Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.

Todas essas nações aplicaram algum tipo de sanção contra o governo russo depois da invasão iniciada no dia 24 de fevereiro. O Brasil, como se sabe, nada fez na prática, embora tenha votado a favor da resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) condenando a guerra.

 

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais