Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir de segunda-feira (19)

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou ontem (quarta-feira – 14) o início de operação da rede 5G em mais sete capitais. O sinal 5G puro, standalone, chegará na próxima segunda-feira (19) a Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Essas capitais vão juntar-se a outras 15, que já receberam a conexão nos últimos meses. A decisão foi tomada pelo (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), que se reuniu ontem pela manhã para deliberar os próximos passos da implantação do 5G no país.

Segundo a Anatel, até 28 de novembro, as operadoras Claro, a Tim e a Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.
A meta definida pela agência para as operadoras é de uma antena de 5G a cada cem mil habitantes. O cronograma do 5G sofreu atrasos devido à falta de equipamentos vindos da China, que decretou lockdown por causa de uma nova onda da pandemia de Covid-19.

Os equipamentos importados são filtros que evitam interferências. Por isso, num primeiro momento, a agência concedeu prazo até o final de setembro para que todas as capitais tenham antenas de 5G. Agora, o novo prazo é 28 de outubro.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Usuários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

A partir da próxima segunda-feira, o 5G vai operar em: Aracaju/SE; Brasília/DF; Belo Horizonte/MG; Boa Vista/RR; Campo Grande/MS; Cuiabá/MT; Curitiba/PR; Fortaleza/CE; Florianópolis/SC; Goiânia/GO; João Pessoa/PB; Maceió/AL; Natal/RN; Palmas/TO; Porto Alegre/RS; Recife/PE; Rio de Janeiro/RJ; Salvador/BA; São Luís/MA; São Paulo/SP; Teresina/PI e Vitória/ES.

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais