Putin convida Lula a visitar a Rússia; viagem à China está marcada para terça que vem, dia 11

O ex-chanceler no primeiro mandato de Lula, Celso Amorim, atualmente secretário especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, foi portador de um convite feito por Wladimir Putin, para que o presidente brasileiro visite a Rússia.

Celso Amorim esteve em Moscou na semana passada, em viagem não divulgada pelo governo. A iniciativa da viagem do ex-chanceler foi do próprio governo brasileiro, que tem ambições de participar de algum projeto para intermediar um acordo de paz na guerra com a Ucrânia.

A informação sobre o convite de Putin foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov ontem, durante entrevista coletiva. A intermediação do Brasil em busca de acordo de paz entre os dois países é vista como improvável pela comunidade internacional. Mais de 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Brasil, especialmente no Paraná.

O convite de Putin ocorre poucos dias antes da chegada a Brasília do chanceler russo, Sergei Lavrov, no dia 17. Lavrov tem conseguido obter sinalizações positivas a favor da Rússia, de parte países emergentes. Busca o mesmo com o Brasil e um encontro dele com Lula não está descartado.

 

Visita à China

 

Lula embarca na próxima terça-feira (11) para a China, em viagem que foi cancelada no fim do mês passado, em função de pneumonia contraída pelo presidente. Lula decidiu incluir quatro deputados filiados a PP e Republicanos, dois partidos do Centrão, na lista de convidados para integrar a comitiva que irá à China na próxima semana.

O Palácio do Planalto enviou 40 convites para o embarque. Na viagem prevista no mês passado, a delegação oficial incluía 27 parlamentares. A reunião com o presidente Xi Jinping está prevista para o dia 14. Lula vai assinar pelo menos acordos sobre vários temas envolvendo os dois países.

Além de Pequim a viagem inclui Xangai, para cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff, à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição voltada para financiamento, criada pelos países integrantes do BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ainda neste mês, Lula tem viagem prevista a Portugal. No mês que vem, o presidente participa como convidado especial da Cúpula do G7, no Japão.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

MP do setor elétrico reduz tarifas de energia

PL da desoneração da folha chega ao Senado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais