Presidente orienta ministros a reservarem três dias por semana para encontros com políticos

Na primeira reunião ministerial realizada nesta sexta-feira no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), orientou os 37 ocupantes do primeiro escalão do governo a priorizarem o atendimento a deputados e senadores ao menos três dias por semana.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), pediu aos colegas que concentrem suas agendas administrativas e internas nas segundas e sextas-feiras, de modo a priorizar audiências com parlamentares de terça a quinta.

O overno decidiu também que fará uma reunião mensal no Palácio do Planalto com os assessores parlamentares de cada um dos ministérios para fazer um alinhamento central das pautas legislativas.  Essas reuniões já existem semanalmente, mas se destinam a tratar da tramitação de projetos específicos.

Como sinal da do esforço para manter a governabilidade, chamou a atenção dos ministros a presença na reunião no Palácio do Planalto dos líderes no Congresso, Senado e Câmara, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE).

O presidente Lula mencionou o esforço para essa relação, durante sua fala: “Eu tenho consciência que não é o Lira que precisa de mim, é o governo que precisa da boa vontade da presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é o governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado. E assim nós vamos governar nesses quatro anos”.

Lula disse aos ministros que quem cometer atos ilícitos será demitido, mas afirmou que não vai deixar “ninguém na estrada” e estará sempre disposto a apoiar os ministros. “Quem fizer errado sabe que só tem um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo”, avisou.

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais