O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para cima sua estimativa de chuvas nos reservatórios de hidrelétricas do país neste mês, ao mesmo tempo em que passou a esperar queda mais forte da carga de energia.
Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (2), o ONS espera que os lagos das usinas do Sudeste/Centro-Oeste recebam chuvas equivalentes a 73% da média histórica em setembro, ante 69% previstos na semana anterior.
O ONS também elevou sua projeção para o nível desses reservatórios a 49,7% ao final deste mês, ante 48,5% esperados inicialmente.
Em relação às demais regiões, o responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica fez ajustes para cima na previsão de chuvas para o Sul (130% da média, ante 82%) e Nordeste (69%, ante 66%) e manteve as estimativas para o Norte (77%).
Usinas a gás
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em sua reunião de terça-feira passada a realização de leilão para contratação de novas usinas termelétricas a gás natural no dia 30 deste mês.
O edital foi publicado na quarta-feira (31), seguindo diretrizes estabelecidas em portaria normativa do Ministério de Minas e Energia (nº 46/22). Os projetos deverão estar localizados em regiões e prazos para início de geração como aprovados pela agência reguladora (nas regiões Norte e Nordeste).