Lula ressalta a importância de parcerias entre Brasil e África do Sul no Brics

Presidente Lula - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta terça-feira (22), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a parceria entre Brasil e África do Sul, no Fórum Empresarial do Brics em Joanesburgo, na África do Sul. “Aliando investimento e tecnologia, o Brasil desenvolveu técnicas modernas de agricultura tropical que podem ser replicadas com sucesso na África”, ressaltou.

Lula cumpre agenda na 15ª Cúpula do Brics, para fortalecer as expectativas de ampliação das alianças entre o Brasil e a África, bem como o crescimento do grupo. “A partir de dezembro, o Brasil ocupará a presidência do G20. A presença de três membros dos BRICS na troika do G20 será uma grande oportunidade para avançarmos temas de interesse do Sul Global. Já contamos com a participação da África do Sul, mas a representatividade do grupo será ampliada com o ingresso da União Africana e de outros países do continente”, afirmou.

Este é o primeiro encontro presencial do grupo desde o fim da pandemia e também a primeira atividade internacional na agenda do presidente para esta semana. Lula afirmou que é inexplicável ainda não ter voos diretos entre São Paulo e Joanesburgo, Cairo ou Dacar, essenciais para o aumento do fluxo de pessoas, comércio e turismo. “É muito pertinente a proposta do Conselho Empresarial dos Brics, do estabelecimento de um acordo multilateral de serviços aéreos do grupo, contando com as principais autoridades nacionais de transporte e aviação”, acrescentou.

“O Brics tem uma chance única de moldar a trajetória do desenvolvimento global. Vocês, empresários, fazem parte desse esforço. Nossos países, reunidos, representam um terço da economia mundial. Essa relevância vai crescer com a entrada de novos membros plenos e parceiros de diálogo. A colaboração entre o setor público e privado é vital para aproveitar esse potencial e alcançar resultados duradouros”, finalizou.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais