Início » Lula pode trocar dois ministérios para contornar dificuldades em votações na Câmara

Lula pode trocar dois ministérios para contornar dificuldades em votações na Câmara

A+A-
Reset

Lula pensa em duas trocas no ministério, em meio às dificuldades que vem enfrentando em votações na Câmara.  Podem perder os cargos ameaçados os ministros das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), e do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ). Segundo um integrante do primeiro escalão do governo, existem “conversas” sobre essa possibilidade dentro do Palácio do Planalto.

Juscelino enfrenta acusações à frente do ministério. Já teve reuniões para tratar delas com o presidente, mas continuou até agora à frente da pasta. Em relação à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o governo não tem contato com os votos de deputados que fazem parte de seu grupo.

Por enquanto, não há uma decisão tomada sobre as trocas, mas fontes do Planalto asseguram que isso está “praticamente certa”. Daniela Carneiro deve ser substituída pelo deputado Celso Sabino (União-PA). A troca de Juscelino Filho depende de arranjos que vão envolver o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur lira (AL).

Em relação a trocas na equipe de Lula, ministros com gabinetes no Palácio do Planalto alertaram o colega da Casa Civil, Rui Costa, que ele está com a cabeça a prêmio. Informaram: ou melhora a relação e recebe mais deputados e senadores ou a pressão no Congresso por sua queda pode se tornar insustentável.

Políticos do PT sugeriram a ele que atuasse mais na articulação política. No entanto, Rui descartou totalmente a ideia. Seu estilo direto no trato dificulta conversas com políticos da base do governo. O ministro virou o maior alvo dos congressistas, com críticas diretas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que sugeriu a Lula a sua troca por outro nome mais afinado com os parlamentares.

A reunião entre Lula e Arthur Lira (PP-AL), ontem foi vista como gesto de que o presidente assume a interlocução com o comando da Câmara dos deputados. Mas, essa percepção não tem unanimidade. Uma ala do governo e do PT avalia que Lula tem que conduzir diretamente as conversas com Lira.

Esse grupo defende que o presidente tenha reuniões regulares e a sós com Lira e destaca que o presidente da Câmara precisa ser tratado com “cuidado e atenção” por sua força no Legislativo. No entanto, há petistas contrários a essa estratégia. Na leitura deles, o fato de Lula assumir diretamente a interlocução com Lira acaba dar a ele ainda mais poder nessas negociações.

 

Sabatina para o STF

 

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já se encontrou com Lula no Palácio do Planalto tratando de assuntos de interesse do Palácio do Planalto no Senado e também de temas de interesse do senador.

Segundo colaboradores do presidente, Lula e Alcolumbre conversaram sobre o ambiente que o novo indicado para o STF, Cristiano Zanin, encontrará na sabatina da CCJ. Lula informou a senadores sua decisão de indicar seu advogado e amigo para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo. Zanin busca apoios de senadores dos partidos de direita.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, está confiante na aprovação do nome na CCJ. Não há ainda uma data anunciada para a sabatina de Zanin na comissão.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais