Lula desembarca em Joanesburgo para a XV Cúpula do Brics

Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta segunda-feira (21), em Joanesburgo, na África do Sul, onde participará da XV Cúpula do Brics. A viagem fortalece as expectativas de ampliação das alianças entre o Brasil e a África, bem como o crescimento do grupo Brics. Os líderes também discutirão as oportunidades de recuperação econômica global inclusiva e desenvolvimento sustentável.

Um dos principais tópicos a serem debatidos é a possível admissão de novos países no grupo, assunto amplamente abordado por Lula em seus discursos. Porém, a entrada de novos países ainda permanece incerta. O secretário de Ásia e Pacífico, embaixador Eduardo Paes Saboia, durante uma coletiva de imprensa, antecipou que existe uma lista de critérios e países interessados – incluindo a Arábia Saudita, Emirados Árabes e Indonésia – para entrar no Brics.

Este é o primeiro encontro presencial do Brics desde o fim da pandemia. Lula ficará fora do Brasil até o dia 24 de agosto. O presidente também deve participar de eventos em Angola e São Tomé e Príncipe, onde discutirá assuntos relacionados a parcerias entre o Brasil e países africanos.

Brics

É um grupo de países de mercados emergentes em relação ao seu desenvolvimento econômico. O termo é um acrônimo da língua inglesa geralmente traduzido como “os Brics” ou “países Brics”. Atualmente, é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais