Economia gerou 865.360 postos de trabalho em cinco meses deste ano e mercado mostra expansão

Carteira de trabalho digital.

A economia gerou 155,27 mil postos de trabalho com carteira assinada em maio, segundo informações divulgadas ontem pelo Ministério do Trabalho. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o saldo foi positivo em 865.360 vagas.

Os dados ficaram um pouco abaixo do esperado por economistas do mercado financeiro, que projetavam criação de empregos com carteira em torno de 190 mil vagas. E também são menores do que o saldo registrado em maio de 2022, quando foram criadas 277,7 mil vagas formais.

Ainda assim o mercado formal permanece com números favoráveis. Todos os setores geraram empregos em maio. O desempenho foi puxado pelo setor de serviços, que abriu 83,9 mil postos. Do lado da expansão do PIB neste ano, o agronegócio se destaca entre os demais setores.

Desoneração

O projeto de lei que prorroga até o fim de 2027 a desoneração da folha de salários para empresas de 17 setores da economia seguirá direto para a Câmara, sem passar pelo plenário do Senado.

O PL foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na semana passada em caráter terminativo, mas integrantes da base governista articulavam recurso para que o texto fosse analisado também pelo plenário da Casa.

O governo avaliou que poderia sofrer derrota no plenário, já que na Comissão de Assuntos Econômicos o projeto tinha sido aprovado, na semana passada, por 14 votos a favor e 3 contra. A estratégia, agora, será tentar segurar a votação na Câmara até a aprovação da Reforma Tributária.

A ideia da base era ganhar tempo no Senado e tentar adiar a discussão entre os deputados. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo e líder do PSB, chegou a recolher as assinaturas necessárias em apoio ao requerimento que iria apresentar para levar o assunto ao plenário. Mas desistiu de apresentar o recurso, cujo prazo terminava ontem.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais