Agência de Aviação programou para esta sexta o 1º leilão de relicitação de aeroporto

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza, amanhã, sexta-feira, a partir das 10h, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) a primeira relicitação de ativo de infraeastrutura do país.

Trata-se do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro a ser transferido ao setor privado em 2011 e também o primeiro a ser relicitado, com base na Lei 13.448/17. Em 2020, a concessionária que havia vencido a disputa (Inframérica), devolveu o ativo à União.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse que há dois ou três grupos interessados no aeroporto. Mas o mercado vê a tentativa de relicitação do terminal com cautela, principalmente devido ao processo envolvendo a 7ª Rodada de Licitação, em especial o aeroporto de Congonhas/SP, no caso do uso de precatórios para pagamento da outorga.

Para o ministério, o leilão será oportunidade estratégica no Nordeste para investidores que querem ingressar no país ou ampliar a participação no mercado do transporte aéreo nacional.

O Aeroporto Gonçalo do Amarante, ASGA, localiza-se a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital do Rio Grande do Norte, além de ficar próximo a estradas que ligam a outras capitais do Nordeste, como João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Com capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano, o futuro contrato de concessão terá duração de 30 anos.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

MP do setor elétrico reduz tarifas de energia

PL da desoneração da folha chega ao Senado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais