Eleitores brasileiros no exterior aptos a votar neste domingo somam 697.084 pessoas

Da colônia brasileira que vive no exterior, de 4,4 milhões, 697.084 encontram-se aptos para votar neste domingo, para escolher o próximo presidente do Brasil. O voto para quem mora no exterior só pode ser para presidente da República.
O número de eleitores é maior 39,21% do que foi registrado na eleição de 2018, como publicou a Agência Senado, com base em dados do TSE.

O eleitor brasileiro que vive no exterior votará em embaixadas, consulados e repartições diplomáticas em 159 cidades de 97 países.

A pedido do TSE, o Itamaraty abriu locais de votação em 21 cidades onde não há embaixadas ou consulados. Serão serão 989 urnas eletrônicas no exterior e 29 urnas de lona para locais onde há entre 30 e 99 eleitores aptos.

O Código Eleitoral prevê como condição para a criação de mesas de votação no exterior o número mínimo de 30 eleitores.
Ficou a cargo das missões diplomáticas ou repartições consulares a informação aos eleitores do exterior o horário e o local da votação neste domingo.

Lisboa, em Portugal, é a cidade onde há mais eleitores brasileiros no exterior: 45,2 mil. Em segundo lugar, vêm duas cidades nos Estados Unidos: Miami, na Flórida, com 40,1 mil e Boston com 37,1 mil eleitores. Nagoya, no Japão, com 35,6 mil e Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil são outras duas cidades com muitos eleitores.

As mulheres representam a maior parte desse eleitorado: 58,54%, com idade entre 35 e 44 anos.

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais