Braga Netto se filia ao PL e deve formar chapa puro sangue

Foto: Beto Barata/PR/Flickr

O ministro da defesa, general Braga Netto, assinou ficha de filiação do Partido de Liberal (PL). A expectativa é que ele deixe o cargo para formar chapa com Jair Bolsonaro na disputa pela presidência. Se isso se confirmar, será uma chapa “puro-sangue”, raridade na política, quando os membros são do mesmo partido.

A escolha do partido, no entanto, não é o mais importante movimento na formação da aliança. A chapa pura está mais relacionada ao que Bolsonaro procura no perfil de vice do que na legenda por si só. O presidente, que chegou a cotar outros nomes para o cargo, já deu sinais claros de que o general será sua escolha. Fiel escudeiro do Bolsonarismo, Braga Netto atuou em momentos cruciais com o chefe do executivo.

Com Bolsonaro, Braga Netto sobrevoou de helicóptero militar manifestações a favor do governo; esteve com o presidente no carro de som em que Bolsonaro atacou o STF no 7 de setembro; assinou nota – enquanto ministro da Defesa – criticando o presidente da CPI da COVID, e traz tranquilidade ao palácio do Planalto de que a classe política evitaria um impeachment diante do perfil do sucessor. Está claro que a fidelidade é mais importante para o presidente do que o partido do escolhido.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais