Trump busca liderança dos EUA no mercado de criptomoedas

O ex-presidente Donald Trump afirmou no último sábado (25), que os Estados Unidos precisam assumir a posição de “líder” mundial no mercado de criptomoedas e mudar as regulações da área no país. A fala ocorre em meio a um esforço do político em se aproximar de investidores e empresas do setor.

Donald Trump mudou de opinião sobre criptomoedas – Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

Trump fez as declarações por meio de uma publicação na sua rede social, Truth Social, e em um discurso na convenção do Partido Libertário. No post, o político afirma que está “muito positivo e com a mente aberta sobre as empresas de cripto e todas as coisas relacionadas a esta indústria nova e em expansão. Nosso país deve ser o líder nessa área, não existe ficar em segundo lugar”.

Além disso, Trump ainda fez críticas ao atual presidente do Estados Unidos, Joe Bide, e que deve concorrer contra ele para o cargo no final do ano.

— Biden é o pior presidente da história do nosso país e quer uma morte lenta e dolorosa para o mercado de criptomoedas, o que nunca vai acontecer comigo — escreveu Trump.

Agora, durante discurso, o ex-presidente defendeu que a auto custódia (desregularização) de ativos digitais seja permitida por lei nos EUA. Além disso, prometeu nunca permitir a criação de uma moeda digital de banco central.

— Eu vou garantir que o futuro de cripto e do bitcoin seja feito nos Estados Unidos, e não liderado no exterior — disse.

Trump e o recente “amor” às criptomoedas

Foto: Freepik/Reprodução

As recentes declarações de Donald Trump sinalizam uma tentativa do ex-presidente em se alinhar com o pujante mercado das moedas digitais. Na última quarta-feira (22), o político anunciou que aceitará doações para sua campanha em criptomoedas.  Anteriormente, ele chegou a elogiar o “bitcoin”, afirmando que a mesma “ganhou vida própria”.

Porém, essas falas marcam uma virada de postura em relação ao seu período na presidência do país norte-americano (2016-2020). Na época, Trump era cético sobre criptomoedas, chamando-as de “golpe” e ordenando a Steve Mnuchin, Secretário do Tesouro, a “perseguir o bitcoin”. Apesar disso, durante seu governo, não chegou a de fato regulamentar o setor.

Analistas veem a mudança de Trump como uma estratégia para atrair o eleitorado pró-cripto, especialmente onde muitos investidores percebem o Partido Democrata como adversário. Além disso, há um grande potencial de doações de empresas do mercado cripto, que buscam apoiar candidatos favoráveis ao segmento.

Postagens relacionadas

Reforma tributária pode aumentar tarifa de água e esgoto em 18%

Eleições Reino Unido: esquerda volta ao poder depois de 14 anos

Banco Central anuncia Pix por aproximação a partir de 2025

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais