STF reconhece vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e Uber

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria de votos, nesta quarta-feira (28), para reconhecer o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e a plataforma Uber. Até o momento, o placar é de 6 votos a 0 a favor do reconhecimento da chamada repercussão geral, um mecanismo que implica que todo o Judiciário siga o entendimento do STF após o julgamento de uma causa. A discussão ocorre no plenário virtual e será concluído até o dia 1° de março.

Aplicativo – Foto: Freepik

Após resolver sobre o reconhecimento da repercussão geral o STF dará o próximo passo. Portanto, o Supremo agendará um novo julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de empregatício dos motoristas de aplicativo. Atualmente, a maior parte das decisões da Justiça do Trabalho reconhece o vínculo dos motoristas com as plataformas. Independente, de existirem decisões contrárias no próprio STF.

Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte concluiu que não há vínculo com as plataformas. Esse mesmo entendimento já foi adotado pelo plenário em decisões válidas para casos específicos.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais