Senado: projetos com novas regras para Imposto de Renda serão votados

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado possui 68 propostas prontas para serem votadas. A lista inclui diversos projetos que tratam de mudanças nas regras do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física. Com a aprovação da reforma tributária no ano passado, o Executivo direciona esforços de articulação com o Legislativo para as mudanças do sistema tributário com a reforma da renda.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Entre as propostas, estão a concessão de benefícios aos contribuintes que tenham dependentes com doenças raras (PL 682/2019). Além disso, a ampliação do rol de pessoas com deficiência beneficiadas com a isenção do IR sobre os proventos de aposentadoria ou reforma (PL 1.302/2019). O senador Flávio Arns (PSB-PR) é o autor de ambos os textos, que receberam parecer favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Leia mais! PROJETO ATUALIZA DESCONTO SOBRE IMPOSTO DE RENDA DE LUCROS COM IMÓVEIS

Outro projeto, é o PL 1.726/2019, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Nesse sentido, a medida permitia deduções no IR para despesas com a instrução de pessoas do espectro autista. Porém, na Comissão de Direitos Humanos (CDH), foi aprovado o substitutivo do senador Flávio Arns, que ampliou as deduções para despesas de educação e saúde de mães e pais de pessoas com deficiência e doenças raras. Mas, na CAE, o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), rejeitou a mudança feita no texto. Portanto, foi favorável ao projeto original.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Já o PL 4144/2019, do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), permite que os contribuintes deduzam do Imposto de Renda as doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como eleva o limite de dedução dessas doações para 6% quando realizadas na declaração de ajuste anual. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) concedeu parecer favorável ao texto.

Leia mais! LULA BANCA PROMESSA E LIVRA 15,8 MILHÕES DE BRASILEIROS DO IMPOSTO DE RENDA

Base de cálculo do Imposto de Renda

Mudanças no IR para determinadas categorias também estão entre as propostas que aguardam deliberação. É o caso do PL 3.018/2021, do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que isenta a remuneração de professores de todos os níveis. Além disso, o PL 1.324/2022, apresentado pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), reduz de 60% para 20% do rendimento bruto a base de cálculo presumida do IR para os transportadores autônomos de passageiros, como motoristas de aplicativos. As duas propostas tiverem parecer favorável.

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

IPCA

Em relação à atualização da tabela do IR, o PL 125/2019 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000) para determinar a revisão anual das faixas de isenção com base na inflação do ano anterior, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Leia mais! CÂMARA ANALISA PROPOSTA QUE ISENTA PESSOAS MAIS IDOSAS DE IMPOSTO DE RENDA

LDO

O projeto, do senador Veneziano Vital do Rêgo, determina que a atualização seja incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de cada ano. O texto recebeu parecer favorável do senador Wellington Fagundes (PL-MT).

 

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais