Sabatina no Senado: Quem são os indicados de Lula para o BC

Ailton Aquino (esq.) e Gabriel Galípolo (dir.) | Reprodução: Linkedin/ Ministério da Fazenda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza nesta terça-feira (4) a sabatina dos diretores indicados ao Banco Central (BC). Gabriel Galípolo e Ailton Aquino devem assumir a diretoria de Política Monetária e a diretoria de Fiscalização, respectivamente.

A sabatina acontecerá após a reunião deliberativa da comissão, que terá início às 8h30 da manhã, com a tendência de aprovação dos nomes. Se aprovados, os nomes seguem para deliberação do Plenário da Casa Alta.

Essa será a primeira mudança na composição do Banco Central durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os mandatos dos diretores são de quatro anos, com a possibilidade de recondução. Até 2026, Lula terá direito a decidir se reconduz ou se troca mais sete diretores, incluindo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Conheça os indicados:

Gabriel Galípolo

Gabriel Muricca Galípolo é bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC São Paulo, instituição onde também foi professor de 2006 a 2012. Também é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Iniciou na vida pública em 2007, como assessor econômico da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo. Em 2008 assumiu a diretoria da unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP.

Teve forte atuação no mercado de 2017 a 2021, período em que presidiu o Banco Fator. Integrou a equipe de transição do governo Lula e o segundo escalão do governo, quando foi nomeado Secretário Executivo do Ministério da Fazenda de Fernando Haddad.

Braço direito do ministro da Fazenda, Galípolo foi nomeado com a missão de aproximar a equipe econômica do governo e o Banco Central (BC). A relação se encontra desgastada devido a críticas da ala política do governo Lula sobre a taxa Selic e a atuação de Roberto Campos Netto à frente da autoridade bancária. Se aprovado, substituirá Bruno Serra Fernandes.

Ailton Aquino

Ailton Aquino Santos é graduado em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade do Estado da Bahia e UDF Centro Universitário, respectivamente. É pós-graduado em ciências contábeis e especializado em contabilidade internacional, engenharia econômica de negócios e direito público.

Servidor de carreira do Banco Central desde 1998, Aquino será o primeiro homem negro a integrar a diretoria da instituição. Atualmente é o auditor-chefe do BC, já tendo ocupado os cargos de chefe do departamento de contabilidade, orçamento e execução financeira. O indicado vai substituir Paulo Sérgio Neves de Souza na diretoria de Fiscalização.

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Oposição apresenta a Pacheco pedido de impeachment de Moraes

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais