Reforma tributária promete baratear medicamentos

A regulamentação da reforma tributária, que a Câmara pretende concluir antes do recesso legislativo, promete trazer boas notícias para a saúde. Um dos destaques do texto é a redução de impostos sobre medicamentos, o que deve tornar muitos remédios mais acessíveis.

Reforma tributária inclui mais 383 medicamentos e redução de imposto para outros 850 – Foto: Design by Freepik

A regulamentação inclui a isenção de impostos para um grupo de 383 medicamentos e a redução de alíquotas para outros 850. Entre os medicamentos que ficarão isentos estão vacinas contra doenças como dengue, gripe, Covid-19, cólera, febre amarela, poliomielite e sarampo. Além disso,  medicamentos para o tratamento de doenças raras e autoimunes, como insulina e abacavir, um antiviral usado no tratamento contra o HIV, também terão impostos menores.

Segundo Bernard Appy, secretário extraordinário da reforma tributária, 2026 será um “período de teste” para os novos tributos. Nesse ano, o governo cobrará o IBS e a CBS simultaneamente com os tributos atuais, mas com alíquotas reduzidas. De 2029 a 2033, o Senado Federal fixará as alíquotas de referência do IBS e CBS, baseando-se na metodologia que o Poder Executivo e o Comitê Gestor do IBS apresentarão ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Outros destaques da reforma tributária

Entre os pontos principais da reforma aprovada no final do ano passado é a unificação de cinco impostos (ICMS, ISS, PIS e Cofins) em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Assim, a CBS federal e o IBS subnacional comporão o novo modelo tributário, que também incluirá o Imposto Seletivo (IS), conhecido como “imposto do pecado”.

A estimativa da alíquota média do IVA dual é de 26,5%, podendo chegar a 27% devido a algumas exceções. Atualmente, a média é de 34%

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais