Reforma Tributária: governo desmente fake news sobre tributo. Saiba quais

Notícias falsas sobre a cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) em planos de previdência privada circulam pelas redes sociais. Assim, o Congresso Nacional receberá um texto final da Reforma Tributária que não contém essas informações.

Reforma Tributária não vai cobrar tributações sobre previdências privadas – Foto: Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Incialmente, a confusão teve origem em uma versão preliminar do projeto de lei complementar (PLP) da regulamentação. Nessa versão, havia um dispositivo que previa a cobrança do ITCMD sobre valores recebidos por meio de planos de previdência privada com fins sucessórios. No entanto, o governo federal excluiu essa parte na revisão final da proposta.

Então, conforme previsto no artigo 155 da Constituição Federal, o ITCMD é um imposto cobrado apenas sobre transferência de bens ou direitos de uma pessoa para outra, seja por herança ou doação. Planos de previdência privada não entram nessa categoria.

No fim, o próprio titular do plano realiza os investimentos, e o Imposto de Renda (IR) tributa os valores recebidos pelos beneficiários.

Outras fakes sobre a Reforma Tributária

Foto: Design by Freepik

Além disso, circulam outras fake news que distorcem o debate sobre o imposto sobre sucessões. Assim, é fato que:

  • O Governo Federal não determina as alíquotas do ITCMD. Cada Estado e Distrito Federal define as próprias alíquotas, dentro do limite máximo de 8% estabelecido pelo Senado Federal.
  • O direito à herança é garantido pela Constituição Federal no artigo 5º, inciso XXX. Isso significa que o Estado não pode confiscar os bens deixados em herança.

Por fim, a Reforma Tributária ainda está em discussão no Congresso Nacional, portanto, pode sofrer alterações antes de ser aprovada.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais