Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2024

A partir desta quarta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2024, beneficiando cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Ele também inclui restituições residuais de anos anteriores. Assim, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões, com prioridade para os afetados pelas enchentes no estado.

Restituição do IR 2024 prioriza gaúchos – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Contribuintes gaúchos que regularizaram as declarações em julho foram priorizados, o que resultou em 252.738 restituições no mês passado. A maioria dos beneficiados utilizou a chave Pix CPF na declaração. Além disso, contemplaram 172.719 pessoas que não informaram a chave Pix e não se encaixam em categorias prioritárias.

Idosos entre 60 e 79 anos somam 95.040 restituições, seguidos por 34.014 profissionais do magistério e 14.756 idosos acima de 80 anos. Além disso, incluíram 9.672 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

Saiba como consultar o IR 2024

Receita Federal oferece duas formas de declarar o Imposto de Renda 2024 – Foto: Design by Freepik

Para consultar a restituição, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo para tablets e smartphones. A Receita Federal efetuará o pagamento em 31 de julho na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Se o banco não creditar a restituição, o contribuinte poderá resgatar o valor por até um ano no Banco do Brasil.

Após esse período, os contribuintes precisarão solicitar o valor não resgatado pelo Portal e-CAC.

Atualmente, a Receita Federal permite que procuradores e pessoas autorizadas possam utilizar a declaração pré-preenchida via procuração eletrônica. Assim, por meio da plataforma Meu Imposto de Renda, a instituição busca facilitar o acesso e a gestão das declarações.

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais