O Banco Central divulgou, nesta sexta-feira (17), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do PIB, do mês de setembro. A retração mensal de 0,06% contribui para a queda de 0,64% do indicador no fechamento do terceiro trimestre, de julho a setembro, em comparação com o trimestre anterior.
O mercado esperava uma desaceleração da economia neste terceiro trimestre, mas a expectativa era de que a prévia do PIB do mês de setembro fosse positiva para compensar a queda de 0,77% em agosto.
Leia também! Projeto proíbe contribuição sindical em edifícios
Por outro lado, em comparação com setembro de 2022, o IBC-Br mostra uma alta na atividade de 0,32%. No acumulado em 12 meses, o índice mostra avanço de 2,50%.
O que é a prévia do PIB
O IBC-Br indica o desempenho da economia, mas segue metodologia diferente da usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga o PIB oficial e é mais abrangente. O IBGE deve divulgar o PIB do terceiro trimestre no dia 5 de dezembro.
Leia também! Governo Federal oferta programa de benefícios a bons condutores
Os cálculos dos índices são distintos. O indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Mas, diferentemente do PIB, não considera o lado da demanda.
Confira aqui a publicação do BC.