Pecuária: Brasil colecionou recordes em 2022, aponta IBGE

Foto: Freepik

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o valor total da produção foi de R$ 116,3 bilhões de reais, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior. Produtos de origem animal, como leite de vaca, ovos de galinha e mel de abelha fazem parte do balanço.

Segundo a mostra, o rebanho bovino cresceu pelo quarto ano consecutivo e alcançou novo recorde da série histórica. O país terminou 2022 com 234,4 milhões de animais, um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. Mato Grosso é o maior estado produtor, com 34,2 milhões de cabeças – 14,6% do total nacional.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Com 77,2 milhões de animais, o Centro-Oeste é a principal região produtora de gado. Mas o maior aumento de rebanho ficou com o Norte, impulsionado pelos pastos de Rondônia, do Pará, Tocantins e Acre.

Pecuária e a produção de leite

A produção de leite diminuiu 1,6% no ano passado. De acordo com o IBGE, “foi observado um abandono da atividade por produtores menores, que têm visto os valores dos insumos aumentarem e concluído que o arrendamento da terra para a produção de grãos, atividade em expansão em partes do país, daria melhor retorno financeiro”.

As regiões Sul e Sudeste são as maiores produtoras de leite. Cada uma responde por um terço da produção nacional. Minas Gerais tem a maior produção estadual. Foram 9,4 bilhões de litros, o equivalente a 27,1% do total do país. Castro, no Paraná, é o campeão municipal, com 426,6 milhões de litros.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aquicultura

O IBGE ainda mostrou um aumento na produção de peixes em 2022. A criação de peixe foi de 617,3 mil toneladas. Esse dado mostra aumento de 6% na atividade e de 16,4% no valor de produção, que chegou a R$ 5,7 bilhões. A Região Sul concentrou 220,7 mil toneladas (35,8% do total nacional). O Paraná foi o principal estado, responsável por 27,1% da piscicultura brasileira, com destaque para a cidade paranaense de Nova Aurora, líder do ranking nacional. De cada 100 toneladas de peixes produzidos no Brasil, 66,1 são tilápias, à frente dos tambaquis (17,8).

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais