O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que os países ricos são os maiores responsáveis pelas emissões de gases que levam à crise climática. A fala ocorreu, nesta segunda-feira (13), durante o encontro anual sobre Desenvolvimento Social e Sustentável do Club de Madrid, no Itamaraty.
“Não devemos perder de vista que os países ricos são os principais responsáveis pela crise climática atual. Esses países deveriam cumprir a promessa de contribuir conjuntamente com US$ 100 bilhões de dólares anuais para o financiamento, a formação e a transferência de tecnologia relacionada com a preservação ambiental nos países em desenvolvimento”, enfatizou Mauro Vieira.
Leia mais! Câmara pode votar novo marco de carbono em breve
No mês de agosto, o presidente Lula já havia comentado que os países ricos não têm cumprido uma promessa feita em 2009. Diante disso, o intuito era o financiamento de US$ 100 bilhões de dólares anuais em projetos sustentáveis em países em desenvolvimento. A Amazônia também estaria incluída nas iniciativas.
O evento, que terá duração até esta terça-feira (14), homenageará o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, primeiro diretor do Club de Paris. Na ocasião, compareceram ex-presidentes e ex-primeiros-ministros mundiais, com mais de 100 membros de 70 países.